Caminhoneiros de Portugal encerram greve nacional e retomam negociações

Publicado em 18/04/2019 08:24

LOGO REUTERS

Por Catarina Demony

LISBOA (Reuters) - Motoristas portugueses de caminhões-tanque encerraram uma greve nacional e concordaram em voltar às negociações sobre demandas por melhores salários e condições de trabalho, informou o governo nesta quinta-feira.

O governo fez o anúncio depois de uma paralisação de três dias que o forçou a declarar uma crise de energia, levou as reservas de combustível dos aeroportos a níveis de emergência, interrompeu voos e obrigou motoristas a encararem filas durante horas em postos de gasolina.

"Os caminhoneiros fizeram ouvir a sua voz e conseguiram iniciar um processo de negociação com a associação de empregadores que vai garantir que seu trabalho seja valorizado", afirmou o ministro da Infraestrutura, Pedro Nuno Santos, em entrevista coletiva.

A greve termina no momento em que Portugal se prepara para as férias da Páscoa, um período movimentado para a importante indústria do turismo no país. O fim da paralisação também representa um alívio para o governo socialista, perseguido por distúrbios industriais, ao se aproximar das eleições nacionais em outubro.

Santos disse que o acordo para retomar as negociações foi alcançado em conversações entre o governo, a associação de empregadores e o sindicato que representa os caminhoneiros em greve.

Com o governo atuando como mediador, ambas as partes retornarão à mesa de negociações em 29 de abril e estão comprometidas em chegar a um acordo final até o fim do ano.

Cerca de 2.000 postos de gasolina ficaram sem combustível na quarta-feira, de acordo com a plataforma de serviços de emergência VOST Portugal. Pelo menos uma fábrica parou a produção e algumas linhas de ônibus ao redor de Lisboa foram suspensas.

(Reportagem de Catarina Demony; Reportagem adicional de Sérgio Gonçalves e Patricia Vicente Rua)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário