Mercado reduz ritmo antes de CCJ e deixa dólar perto da estabilidade ante real (REUTERS)

Publicado em 22/04/2019 18:09

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar terminou esta segunda-feira perto da estabilidade ante o real, à medida que agentes de mercado optaram por movimentações leves e sem abertura significativa de novas posições antes da votação da reforma da Previdência na CCJ da Câmara, prevista para terça-feira.

Porém, numa evidência do clima de apreensão do mercado, a volatilidade implícita das opções de dólar/real voltou a subir, rondando máximas em quase quatro semanas.

O dólar à vista fechou com variação positiva de 0,08 por cento, a 3,9328 reais na venda.

A cotação oscilou entre queda de 0,40 por cento (a 3,9139 reais) a alta de 0,18 por cento (para 3,9370 reais).

Na B3, a referência do dólar futuro subia 0,43 por cento, a 3,9375 reais.

"O clima é de espera", resumiu Thiago Silencio, operador de derivativos na CM Capital Markets. Segundo ele, diante da expectativa de que o texto da reforma seja aprovado na CCJ, será importante voltar as atenções para o placar potencialmente favorável ao governo.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, admitiu nesta segunda-feira que pequenas mudanças na reforma da Previdência serão anunciadas até a manhã de terça-feira, em meio à negociação com parlamentares para a votação do texto na CCJ da Câmara.

O receio é que as concessões do governo possam desidratar a reforma, com risco de economia substancialmente menor que a de 1,1 trilhão de reais defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A postura mais cautelosa do mercado de certa forma "protegeu" o câmbio de uma depreciação mais intensa nesta sessão, marcada por perdas em moedas de perfil semelhante ao real, como rand sul-africano , sol peruanno e peso mexicano .

Ainda assim, a apreensão foi explicitada na alta de uma medida de incerteza do mercado --a volatilidade implícita, calculada a partir dos preços das opções de compra (call) de dólar.

A volatilidade implícita subiu nesta segunda-feira para 13,5330 por cento, reaproximando-se da taxa de 13,5580 por cento alcançada no último dia 17, maior patamar desde 27 de março (15,1250 por cento).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário