BC da China deve pausar corte de compulsório, mas afrouxamento monetário pode continuar, dizem fontes (REUTERS)

Publicado em 23/04/2019 09:03

LOGO REUTERS

Por Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China deve dar uma pausa para avaliar as condições econômicas do país antes de tomar medidas adicionais para reduzir o compulsório dos bancos, após dados de crescimento melhores do que o esperado diminuirem a urgência por uma atitude, disseram fontes.

Embora o viés de afrouxamento do banco central permaneça inalterado, a autoridade monetária vê menos espaço neste ano para reduzir a taxa de compulsório - a quantidade de dinheiro que os bancos devem manter como reservas -, já que o estímulo fiscal desempenha um papel mais importante no crescimento, de acordo com assessores do governo envolvidos com as discussões internas de política monetária.

O Banco do Povo da China também está preocupado com o fato de que injetar muito dinheiro na economia possa retomar as bolhas ao longo do tempo, disseram as fontes, e quer economizar parte de sua munição.

"No curto prazo, não é necessário usar cortes de compulsório para impulsionar o crescimento econômico", disse um assessor econômico à Reuters. "A política monetária deve deixar algum espaço - se as incertezas econômicas aumentarem ou se as condições econômicas se deteriorarem, o banco central pode afrouxar a política."

A chance de um corte na taxa de juros de referência, enquanto isso, diminuiu ainda mais, uma vez que o banco central se concentra em reformar seu regime de juros este ano, disseram as fontes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário