Arrecadação federal cai 0,58% em março, em dado pior que esperado (REUTERS)

Publicado em 24/04/2019 11:30

LOGO REUTERS

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal teve queda real de 0,58 por cento em março sobre igual mês de 2018, a 109,854 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quarta-feira, em mais um dado que corrobora a fraqueza da retomada econômica.

O resultado veio pior que a expectativa de 117,237 bilhões de reais, apontada por analistas em pesquisa da Reuters.

Em apresentação entregue junto com os números, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia ressaltou que o nível de atividade econômica tem afetado negativamente a arrecadação federal.

"O resultado da arrecadação em março veio abaixo da expectativa mediana de mercado, compensando resultado do mês anterior", trouxe o texto.

"Sondagem sobre Nova Previdência confirma percepção de que o setor privado está em compasso de espera", acrescentou.

Mais cedo nesta quarta-feira, o governo também divulgou que houve fechamento líquido de 43.196 vagas formais de emprego em março, num resultado negativo que contrariou expectativas e foi puxado pela fraqueza no comércio.

DETALHAMENTO

Em março, a arrecadação foi afetada principalmente pelas quedas de 9,43 por cento no Imposto de Renda Retido na Fonte sobre Rendimentos de Capital (-346 milhões de reais) e de 10,74 por cento sobre Rendimentos de Residentes no Exterior (-308 milhões de reais).

Segundo a Receita, a arrecadação com Cide-Combustíveis também contribuiu para a performance no vermelho, com recuo de 48,09 por cento sobre março do ano passado, numa diminuição de 203 milhões de reais.

A receita previdenciária teve retração de 0,43 por cento na mesma base, num decréscimo de 143 milhões de reais.

Nos três primeiros meses do ano, a arrecadação cresceu 1,09 sobre igual etapa de 2018, em termos reais, a 385,341 bilhões de reais. Na série corrigida pela inflação, este é o melhor resultado para o período desde 2014 (393,383 bilhões de reais).

No relatório bimestral de receitas e despesas, divulgado no fim de março, o governo anunciou um contingenciamento de quase 30 bilhões de reais nas despesas para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano, após revisar para baixo as receitas contabilizadas para 2019, esperando menos royalties de petróleo e uma arrecadação mais tímida em função da lenta retomada econômica.

O governo diminuiu a expansão projetada para o Produto Interno Bruto (PIB) este ano a 2,2 por cento, mas o mercado vem continuamente apontando um cenário pior. A última perspectiva dos economistas consultados no boletim Focus, compilado pelo Banco Central, é de um crescimento econômico de apenas 1,71 por cento.

A meta de déficit primário neste ano é de 139 bilhões de reais para o governo central, mas membros da equipe econômica têm repetido que trabalharão para entregar um resultado melhor.

Para tanto, esperam contar com o ingresso extraordinário de recursos, como com o leilão de excedente da área petrolífera da cessão onerosa, para o qual já foi definido um bônus de assinatura de 106,561 bilhões de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário