BC da China diz que não há intenção de apertar ou afrouxar política monetária (REUTERS)

Publicado em 25/04/2019 08:56

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China não tem intenção de apertar ou flexibilizar a política monetária do país, disse o vice-presidente da autoridade monetária nesta quinta-feira, no momento em que o mercado debate quanto apoio Pequim dará à economia depois da divulgação de dados surpreendentemente resilientes na semana passada.

O uso de operações de recompra reversa ou do instrumento de empréstimos de médio prazo pelo Banco do Povo da China não sinaliza que há um viés de afrouxamento, disse o vice-presidente do banco central, Liu Guoqiang, a repórteres.

Pelo contrário, disse Liu, se o banco central não realizar operações de recompra reversas por alguns dias, isso não significa que a política monetária esteja prestes a ser apertada. Essas ferramentas são projetadas para ajustar a liquidez de curto prazo, acrescentou ele.

As expectativas do mercado financeiro sobre a perspectiva da política monetária da China mudaram significativamente desde a divulgação do PIB melhor do que o esperado no primeiro trimestre e de dados econômicos de março, sugerindo que a economia pode estar começando a se estabilizar após uma série de medidas anteriores de fomento ao crescimento.

Seguindo os sinais de melhora na economia, fontes próximas ao assunto disseram à Reuters que o banco central deve dar uma pausa para avaliar as condições antes de tomar medidas adicionais para reduzir o compulsório bancário.

Liu disse que a política monetária prudente permanece nem muito apertada nem muito frouxa, e o banco central não quer ver uma crise de liquidez nem um mercado cheio de dinheiro.

(Por Stella Qiu, Winni Zhou)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário