Petrobras mantém preço da gasolina nas refinarias nesta sexta-feira

Publicado em 26/04/2019 12:10

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras manteve nesta sexta-feira o preço médio da gasolina em suas refinarias, a 1,9750 real por litro, conforme informações no site da estatal.

O último reajuste no combustível foi na terça-feira, e de acordo com a sistemática em vigor desde setembro, que considera operações de hedge, a companhia pode segurar o valor do produto por até 15 dias.

Quanto ao diesel, a cotação na refinaria também foi mantida nesta sexta-feira em 2,2470 reais por litro.

A última alteração no preço do óleo se deu em 18 de abril e o próximo reajuste só poderia ocorrer no começo de maio. Isso porque, ao contrário do que vale para a gasolina, no diesel a Petrobras só pode fazer alguma mudança após 15 dias ou mais, segundo informado pela empresa no fim de março.

Os atuais patamares de preços de gasolina e diesel seguem como os mais altos desde o fim de outubro e levam em consideração a média de cotações em diversos pontos de venda Brasil afora --a divulgação detalhada começou nesta semana pela petroleira.

A política de preços da Petrobras, que a empresa diz estar alinhada ao mercado internacional, visando garantir competitividade domesticamente, está em vigor desde 2016, tendo passado por aperfeiçoamentos que diminuíram a frequência de reajustes.

Até agora em abril, por exemplo, o diesel teve apenas uma elevação, de 4,84 por cento, no dia 18, logo após a polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que pedira a suspensão de um aumento maior informado anteriormente.

Quanto à gasolina, foram duas altas, uma de 5,61 por cento no dia 5 e outra de 2,05 por cento na última terça-feira.

Em abril do ano passado, o valor do diesel praticado pela Petrobras nas refinarias não passou um dia útil sequer sem ser reajustado. A sequência de altas naquele momento desembocou em uma paralisação histórica de caminhoneiros em maio.

Já a gasolina teve seu preço na refinaria mantido em abril de 2018 em apenas quatro ocasiões.

A Petrobras tem reiterado autonomia e dito que sua política de preços segue a paridade internacional, não incorrendo em perdas. Importadores, contudo, divergem e disseram nesta semana haver grande defasagem ante as cotações do exterior.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário