Pentágono está pronto para enviar 300 militares para fronteira com México, alguns em contato com migrantes

Publicado em 26/04/2019 16:55

LOGO REUTERS

Por Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono informou nesta sexta-feira que espera enviar cerca de 300 militares adicionais à fronteira com o México, incluindo cerca de 100 cozinheiros que distribuiriam refeições, o que rompe a política anterior de evitar que as tropas entrem em contato com os migrantes.

A medida é o sinal mais recente de um crescente papel dos militares em auxiliar as políticas de imigração do presidente Donald Trump.

O Pentágono informou anteriormente que não havia planos para militares interagirem com migrantes, uma vez que seria papel dos agentes de fronteira lidarem com a imigração ilegal.

Além dos cozinheiros, o Pentágono deve enviar 160 motoristas e 20 advogados, disse o porta-voz Charlie Summers.

"Nós teremos algumas de nosso pessoal entregando refeições, então entrariam em contato com os migrantes", disse Summers. Ele afirmou que era uma "emenda à política atual".

Atualmente há cerca de 5 mil militares da ativa e membros da Guarda Nacional perto da fronteira, embora o número oscile.

A preocupação com o aumento da participação dos militares na fronteira com o México é crescente.

O "Posse Comitatus Act", uma lei federal registrada desde a década de 1870, restringe o uso do Exército dos EUA e de outras principais forças militares para aplicação de leis civis em solo norte-americano, a menos que seja especificamente autorizado pelo Congresso.

Na quarta-feira, Trump reiterou ameaças de fechar parte da fronteira se o México não impedir o que foi chamado de nova caravana de migrantes em direção ao norte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário