Opep tem em abril menor produção de petróleo em 4 anos por Irã e Venezuela, diz pesquisa

Publicado em 30/04/2019 11:55

LOGO REUTERS

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A produção de petróleo da Opep atingiu uma mínima de quatro anos em abril, mostrou uma pesquisa da Reuters, devido a reduções involuntárias na oferta do Irã e da Venezuela, impactados por sanções, além de cortes promovidos pela Arábia Saudita, líder em exportações.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com 14 membros, bombeou 30,23 milhões de barris por dia (bpd) neste mês, segundo a pesquisa, queda de 90 mil bpd ante março e o menor nível do grupo desde 2015.

Os resultados sugerem que a Arábia Saudita e seus aliados do Golfo têm mantido cortes de oferta ainda maiores que o acordado no último pacto da Opep, ignorando pressões do presidente norte-americano Donald Trump por uma elevação da produção para conter os preços.

O petróleo Brent está sendo negociado perto de 73 dólares o barril, após ter atingido máxima de seis meses de 75 dólares na semana passada, impulsionado pelos cortes sauditas e pela queda na produção da Venezuela e do Irã, que enfrentam sanções dos EUA que limitam suas exportações.

"As sanções ao Irã vieram coroar uma oferta já frágil e levantaram preocupações sobre o aperto do mercado", disse Norbert Ruecker, do banco suíço Julius Baer.

A Opep, a Rússia e outros não membros, a aliança conhecida como Opep+, concordou em dezembro em cortar a oferta em 1,2 milhão de bpd a partir de janeiro. A fatia da Opep no corte é de 800 mil bpd, a serem entregues por seus 11 membros, com exceções para Irã, Líbia e Venezuela.

Em abril, os 11 membros da Opep envolvidos no acordo atingiram 132 por cento dos cortes prometidos, segundo a pesquisa, ante 145 por cento em março, devido à maior produção na Nigéria e pequenos aumentos na Arábia Saudita e no Iraque.

Mas uma produção menor em dois dos países isentos mais do que compensaram a redução nos cortes por esse grupo, segundo a pesquisa. O Irã teve uma queda de 150 mil bpd no mês, ante 100 mil bpd da Venezuela.

A produção do grupo em abril ficou no menor nível para a Opep desde fevereiro de 2015, excluídas mudanças na composição do cartel que aconteceram deste então, segundo dados da Reuters.

(Reportagem adicional de Rania El Gamal)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário