Cenário externo endossa cautela antes de feriado e Ibovespa encerra quase estável

Publicado em 30/04/2019 17:06

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em leve alta nesta terça-feira, com o noticiário externo respaldando um tom mais comedido nos negócios antes do feriado, em meio a uma pauta corporativa doméstica vigorosa e expectativas sobre os próximos estágios da tramitação da reforma da Previdência.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,17 por cento, a 96.353,33 pontos. O giro financeiro somou 13,2 bilhões de reais, contra média diária de 14,8 bilhões de reais em abril. No mês, o Ibovespa acumulou acréscimo de 0,98 por cento.

"As notícias internacionais influenciaram o movimento das ações, com investidores aguardando a decisão e comunicado do Fed amanhã, conflitos na Venezuela e sem novidades ou soluções para novos acordos entre EUA e China", destacou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos.

O Federal Reserve anuncia na quarta-feira, quando a bolsa brasileira não funciona por feriado nacional, sua decisão sobre os juros, que devem permanecer entre 2,25 por cento e 2,5 por cento. As atenções estão voltadas para o comunicado da reunião, bem como coletiva do chairman Jerome Powell.

Na Venezuela, a crise ganhou novo capítulo após o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, convocar militares e civis a buscar o "fim definitivo" do governo de Nicolás Maduro, o que provocou confrontos e episódios de violência na capital Caracas diante da ação de tropas leais ao presidente venezuelano.

Chinchila disse ainda que o mercado brasileiro segue atento aos movimentos sobre a tramitação da reforma da Previdência. Qualquer definição, contudo, é esperada apenas para a próxima semana, quando a matéria deve começar a ser analisada em comissão especial da Câmara do Deputados.

DESTAQUES

- MAGAZINE LUIZA subiu 7,14 por cento após anunciar na véspera acordo para comprar a Netshoes por cerca de 62 milhões de dólares. A equipe da Brasil Plural disse que, apesar de não encontrar valor imediato na aquisição, avalia que o preço da operação não prejudicará a geração de caixa do Magazine e algumas sinergias podem emergir. Em Nova York, as ações da Netshoes despencaram 24,5 por cento.

- CCR valorizou-se 1,21 por cento, após indicar na véspera interesse em expansão de negócios no Brasil e no exterior, num esforço para retomar o foco do investidor na agenda estratégica da companhia, enquanto tenta superar os prolongados efeitos de polêmicas envolvendo um acordo de leniência. A rival ECORODOVIAS recuou 1,7 por cento, tendo no radar resultado com queda de 42 por cento no lucro do primeiro trimestre.

- SUZANO perdeu 4,19 por cento, tendo de pano de fundo notícias sobre queda semanal em preços de celulose na China. Analistas do Bradesco BBI reiteraram em nota a clientes recomendação 'outperform' para as ações da companhia, mas veem um cenário desafiador no curto prazo e estão atentos a um eventual corte de produção pela Suzano.

- SANTANDER BRASIL caiu 1,72 por cento, mesmo após o balanço do primeiro trimestre mostrar lucro recorrente 21,9 por cento maior, a 3,5 bilhões de reais, acima de projeções de analistas, enquanto a carteira de crédito ficou quase estável. ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,89 por cento e BRADESCO PN teve acréscimo de 0,25 por cento. BANCO DO BRASIL subiu 0,63 por cento.

- VALE caiu 0,3 por cento. Acionistas da Vale definiram nesta terça-feira os 13 membros do conselho de administração, incluindo Patricia Bentes, indicada por minoritários que desafiaram uma candidata que contava com o apoio dos controladores da mineradora, disse à Reuters uma pessoa que participou do encontro.

- PETROBRAS PN recuou 0,95 por cento e PETROBRAS ON fechou com decréscimo de 0,96 por cento, apesar do avanço do preço do petróleo no exterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário