Brasil tem 2º melhor superávit comercial para abril, de US$ 6 bi

Publicado em 02/05/2019 16:12

LOGO REUTERS

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 6,061 bilhões de dólares em abril, segundo melhor resultado da série histórica para o mês, que veio a reboque de uma queda nas importações, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira.

O dado representou uma alta de 2,3 por cento sobre o obtido no mesmo mês do ano passado, mas ficou abaixo da expectativa de um saldo positivo em 6,7 bilhões de dólares, conforme pesquisa da Reuters com analistas.

No mês, as importações tiveram um recuo de 1,2 por cento sobre igual período de 2018, pela média diária, a 13,628 bilhões de dólares.

Já as exportações ficaram praticamente estáveis, com retração de 0,1 por cento na mesma base, a 19,689 bilhões de dólares.

No acumulado de janeiro a abril, o superávit da balança comercial alcançou 16,576 bilhões de dólares, queda de 8,7 por cento sobre a mesma etapa do ano passado.

No mês passado, o Ministério da Economia estimou um superávit de 50,1 bilhões de dólares para este ano, abaixo do patamar 58,7 bilhões de dólares obtido em 2018.

DESTAQUES

Do lado das exportações, houve elevação nas principais categorias em abril sobre um ano antes. As vendas de semimanufaturados subiram 7,1 por cento, de básicos avançaram 2,1 por cento e de manufaturados 0,8 por cento.

Por uma mudança metodológica, não foram contabilizados no período produtos dentro da categoria "operações especiais", que abarcam reexportações e produtos para consumo de bordo, para aviões e navios. O movimento foi o responsável por levar o resultado geral das exportações para a estabilidade no mês.

Já as importações de combustíveis e lubrificantes subiram 10,4 por cento em abril sobre um ano antes, mas caíram 10 por cento em bens de capital, 6,6 por cento em bens de consumo e 0,2 por cento em bens intermediários.

(Com reportagem adicional de Mateus Maia)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário