Pelosi acusa secretário de Justiça dos EUA de "crime", e democratas aumentam pressão sobre Trump

Publicado em 02/05/2019 18:00

LOGO REUTERS

Por Amanda Becker e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - Democratas do Congresso dos Estados Unidos aumentaram a pressão sobre o governo do presidente Donald Trump nesta quinta-feira, quando a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, acusou o secretário de Justiça, William Barr, de cometer um crime e o presidente influente de um comitê ameaçou punir Barr por desacatar o Congresso.

Em uma carta desafiadora divulgada nesta quinta-feira, a Casa Branca disse que Trump tem direito de instruir seus assessores a não deporem em inquéritos de supervisão do Congresso relacionados à investigação do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia e rotulou o relatório Mueller de defeituoso.

As declarações assinalam uma escalada acentuada no conflito entre o governo Trump e os democratas do Congresso, que estão avaliando se deveriam tentar retirar Trump do cargo por meio de um processo de impeachment enquanto exigem informações sobre seus impostos, negócios e outros tópicos.

Democratas acusaram o presidente republicano e sua gestão de lançarem um ataque crescente contra a democracia norte-americana.

Pelosi, a democrata mais graduada do Congresso, acusou Barr de mentir aos parlamentares sobre suas interações com Mueller depois que o procurador especial concluiu sua investigação de 22 meses sobre os esforços da Rússia para interferir na eleição de 2016 nos EUA para impulsionar a candidatura de Trump.

"Isso é um crime", disse ela aos repórteres, referindo-se ao depoimento de Barr ao Congresso.

A porta-voz do Departamento de Justiça, Kerri Kupec, qualificou a alegação de Pelosi de "imprudente, irresponsável e falsa".

A troca de farpas ocorreu pouco depois que o presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Jerrold Nadler, ameaçou punir Barr por desacato ao Congresso se não providenciar uma cópia integral e sem edição das conclusões de Mueller – o que pode levar a multas ou ao aprisionamento da maior autoridade das forças da lei dos EUA.

Barr divulgou o relatório Mueller em 18 de abril com algumas partes editadas para proteger informações sigilosas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário