Dólar avança ante real seguindo exterior após ameaça tarifária de Trump

Publicado em 06/05/2019 11:04

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava com força sobre o real nesta segunda-feira, com elevada cautela no exterior após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar elevar tarifas sobre a China, um novo revés em uma disputa comercial que já dura meses.

Às 10:26, o dólar avançava 0,75 por cento, a 3,9686 reais na venda.

Na sexta-feira, a divisa norte-americana caiu 0,50 por cento, a 3,9392 reais na venda. Na semana passada, a cotação subiu 0,19 por cento.

O dólar futuro avançava cerca de 0,75 por cento no pregão desta segunda-feira.

Em uma reviravolta inesperada, Trump disse no domingo que vai elevar as tarifas dos EUA sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses esta semana e terá como novo alvo centenas de bilhões em breve.

A declaração de Trump lança dúvida sobre expectativas anteriores de que a China e os EUA estariam se aproximando de um acordo para encerrar uma guerra comercial de meses que desacelerou o crescimento global e abalou mercados financeiros.

Ainda na semana passada, Trump havia falado que as negociações comerciais com Pequim estavam indo bem.

A declaração do presidente norte-americano, que ocorreu poucos dias antes da retomada das negociações em Washington, gerou uma busca por segurança nesta segunda-feira.

Autoridades chinesas disseram que a viagem está mantida, mas que ainda estão no processo de entender a situação, sem dizer se o vice-premiê, Liu He, que é a principal autoridade da China nas negociações, fará parte da delegação como planejado originalmente.

Do lado doméstico, a segunda-feira deve ser de relativa tranquilidade, com investidores de olho na agenda atarefada da semana.

Para terça-feira, está previsto o início dos trabalhos na comissão especial da Câmara, colegiado onde se encontra atualmente a proposta de reforma da Previdência.

"Espera-se avanços, mas a dúvida é sobre o nível de desidratação que será necessário para esses avanços... Não tem muito otimismo no ar", disse o operador de câmbio da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado sobre os trabalhos na comissão especial.

Ele acrescentou que o consenso entre participantes do mercado ainda é de aprovação da reforma, embora se pense em uma economia bem abaixo do valor que o mercado espera.

Já na quarta-feira, o BC brasileiro anuncia sua decisão de política monetária, sob ampla expectativa de que manterá a Selic no patamar atual de 6,5 por cento.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos