Coaf vai ficar no Ministério da Justiça, diz relator da reforma administrativa

Publicado em 06/05/2019 17:17

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse nesta segunda-feira que vai manter no relatório que vai apresentar na comissão mista da medida provisória que discute a reforma administrativa da gestão Bolsonaro o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com o Ministério da Justiça.

"Eu trouxe uma noticia boa para o ministro. Após ouvir o presidentes da Câmara (Rodrigo Maia), do Senado (Davi Alcolumbre) e o ministro Onyx (Lorenzoni, da Casa Civil), a gente vai manter o Coaf no Ministério da Justiça no nosso relatório. Agora é evidente que é preciso haver um trabalho de convencimento, porque essa matéria certamente estará destacada o governo possa poder constituir a maioria para a manutenção", disse ele, em entrevista na saída de um encontro com Moro.

Bezerra, que é relator da matéria na comissão especial, admitiu que tem havido pressão de partidos para devolver o Coaf --órgão responsável por analisar movimentações atípicas de recursos que poderiam indicar operações de lavagem de dinheiro-- para o Ministério da Economia.

O senador disse que deve formalizar o seu parecer nesta terça-feira e que deseja votar o texto no dia seguinte na comissão mista. Se aprovado, ele ainda terá de passar pelos plenários da Câmara e do Senado. Há um receio sobre a possibilidade de a MP --que fez um rearranjo em estruturas na Esplanada após a posse do governo Jair Bolsonaro-- perder a eficácia porque ela caduca no dia 3 de junho.

O relator afirmou que também há pressão para devolver a Fundação Nacional do Índio (Funai) do recém-criado Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para o Ministério da Justiça e retirar o registro sindical da pasta da economia. Ele sinalizou também que não deve ter mudanças no seu relatório em relação a essas duas alterações instituídas pela MP.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA