Em busca de votos para Previdência, Bolsonaro diz a governadores que estão "no mesmo barco"

Publicado em 08/05/2019 10:59

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - Em um encontro com governadores e presidentes da Câmara e do Senado, o presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta quarta-feira que todos estão "no mesmo barco", mas a união e foco de todos no que interessa será capaz de fazer o país superar a situação por que passa.

"Estamos no mesmo barco e o mar não é de almirante, mas, se nós juntos dermos as mãos e focarmos no que realmente interessa ao nosso povo e nosso Brasil, nós podemos sair dessa situação que nos encontramos", disse ele, em reunião na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Governadores de Estados e do Distrito Federal estão em Brasília em busca de um acordo com o governo federal de um novo pacto federativo e entregaram ao presidente uma carta com seis itens. O principal deles é a implementação imediata um plano de recuperação fiscal para os entes regionais, o chamado Plano Mansueto.

Por outro lado, o governo Bolsonaro tenta contar com o apoio dos governadores para assegurar votos das bancadas estaduais a fim de aprovar a reforma da Previdência, que nesta quarta terá

o ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência na comissão especial da Câmara sobre o tema.

No vídeo divulgado com uma fala que fez aos governadores e aos presentes ao encontro, Bolsonaro não falou diretamente sobre a Previdência. Ele disse que o governo quer diálogo e solucionar problemas e que o Executivo está aberto aos governadores, destacando que alguns problemas são comuns entre os entes federativos e outros não.

ESPORTE DE ALTÍSSIMO RISCO

O presidente destacou mais uma vez que é importante melhorar o ambiente econômico para investir no país.

"Temos que facilitar a vida de quem quer produzir e de quem tem coragem ainda de investir no Brasil, que é um esporte de altíssimo risco, dada a situação que nos encontramos", disse.

Anfitrião do encontro, Alcolumbre defendeu que é importante buscar convergência nas propostas que todos estão passando, mas destacou como prioridade a aprovação da Previdência.

"Teremos hoje uma manhã de trabalho aqui para conversar francamente e buscar o entendimento e a convergência em torno das propostas e dentre elas a mais importante hoje para o Brasil, não é para o governo, para o Brasil, é a reforma da Previdência", disse.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a adoção de um grande acordo que se reorganize as finanças dos entes regionais do país. Ele disse que não adianta só aprovar a reforma da Previdência, que seria resolver apenas "parte do problema".

(Por Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário