Parlamentar da Venezuela busca refúgio em embaixada argentina após prisão de colega

Publicado em 09/05/2019 14:45

LOGO REUTERS

CARACAS/BUENOS AIRES (Reuters) - Um parlamentar de oposição da Venezuela procurou refúgio na embaixada argentina em Caracas nesta quinta-feira, de acordo com uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Argentina e uma testemunha da Reuters, após a prisão de outra importante figura política do grupo opositor na quarta-feira.

Richard Blanco, do partido Aliança Bravo Povo, foi um dos 10 parlamentares de oposição penalizados com a retirada de imunidade parlamentar pela Suprema Corte nesta semana.

A medida foi tomada após eles se juntarem ao líder da oposição Juan Guaidó em manifestações no mês passado com intuito de instaurar um levante militar contra o presidente socialista Nicolás Maduro.

"Ele (Blanco) está lá como hóspede, nós podemos confirmar isso", disse a autoridade argentina, que pediu para não ser identificada.

Os ministros da Informação da Venezuela, das Relações Exteriores da Argentina e a embaixada do país em Caracas não responderam de imediato a pedidos por comentários.

Guaidó evocou a Constituição para se autoproclamar presidente interino em janeiro, argumentando que a reeleição de Nicolás Maduro em 2018 foi ilegítima. Cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, reconheceram Guaidó como líder legítimo da Venezuela.

O governo de Maduro, até então, evitou prender Guaidó, o que provavelmente provocaria uma forte reação. Mas as medidas recentes sugerem que o Partido Socialista no poder procura isolá-lo ao perseguir importantes aliados de Guaidó no Congresso.

Edgar Zambrano, vice-presidente da Assembleia Nacional, foi preso na quarta-feira por agentes da inteligência que utilizaram um caminhão de reboque para arrastar seu veículo enquanto estava dentro. Zambrano estava entre os deputados que tiveram suas imunidades revogadas nesta semana.

(Reportagem de Luc Cohen e Cassandra Garrison; Reportagem adicional de Johnny Carvajal em Caracas e Roberta Rampton em Washington)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário