BC da China diz que possui muitas ferramentas de política monetária para lidar com incertezas

Publicado em 10/05/2019 10:03

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta sexta-feira que é totalmente capaz de lidar com as incertezas externas, já que possui muitas ferramentas de política monetária e ampla margem de manobra.

Os comentários foram feitos horas depois de os Estados Unidos terem aumentado as tarifas sobre os produtos importados da China, que ameaçam aumentar a pressão sobre a economia chinesa.

Analistas dizem que o banco central provavelmente terá que aumentar o apoio à economia, à medida que as tensões comerciais com os Estados Unidos se intensificam.

O aumento das tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses, para 25%, entrou em vigor nesta sexta-feira e Pequim disse que vai retaliar.

"Enfrentando mudanças econômicas internas e externas, a política monetária de nosso país tem amplo espaço (para responder) e nosso kit de ferramentas de política monetária é rico", disse Sun Guofeng, chefe do departamento de política monetária do Banco do Povo da China.

"Somos totalmente capazes de lidar com várias incertezas internas e externas."

A autoridade do banco central se comprometeu a manter a liquidez razoavelmente ampla, ao mesmo tempo em que adotou uma política monetária "prudente" que não é nem muito frouxa nem muito apertada. Ele acrescentou que espera que a oferta de dinheiro e o crescimento do crédito permaneçam estáveis.

Sun disse que o Banco do Povo da China "usará melhor" as ferramentas de políticas estruturais, incluindo seu instrumento de empréstimo de médio prazo direcionado, reempréstimos e redescontos para sustentar empresas privadas e pequenas, sem dar detalhes.

Ao mesmo tempo, usará ferramentas de política monetária para conduzir operações de mercado aberto de forma flexível e orientar as taxas do mercado monetário dentro de uma faixa "razoável", disse a autoridade.

(Por Kevin Yao)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Alta dos preços ao produtor acelera em março a 0,35%, diz IBGE