Dólar ronda estabilidade ante real com disputa comercial e noticiário político

Publicado em 14/05/2019 10:47

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar rondava a estabilidade ante o real nesta terça-feira de olho no exterior, onde sinais conciliatórios de Estados Unidos e China ajudam a melhorar o sentimento de cautela ligado à disputa comercial, e com tensões políticas renovadas no plano doméstico.

Às 10:35, o dólar operava estável, a 3,9792 reais na venda

Na véspera, o dólar fechou em alta de 0,88%, a 3,9792 reais na venda, maior patamar de fechamento desde 24 de abril.

O dólar futuro caía cerca de 0,5% neste pregão.

O presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu nesta terça-feira a guerra comercial com a China, prometendo um acordo com o presidente chinês, Xi Jinping, em breve, mesmo com os temores sobre uma prolongada disputa aumentando.

Trump disse que quando for "o momento certo", os EUA farão um acordo com a China e que isso "vai acontecer e muito mais rápido do que as pessoas imaginam".

Já o governo chinês disse que concordou em continuar com as negociações comerciais, mas acrescentou que a China não será intimidada.

O tom mais conciliatório adotado por ambas as partes após dias de escalada nas tensões abriu espaço para certo alívio no sentimento de aversão ao risco em mercados mundiais.

O real, no entanto, na contramão de outras emergentes, não se beneficia tanto desse alívio no exterior, em função de tensões políticas renovadas, disse o economista da Tendências Consultoria, Silvio Campos Neto.

A quebra do sigilo bancário do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, inspira cautela entre participantes do mercado.

Agentes financeiros também têm no radar a delação premiada do sócio da Gol Henrique Constantino, na qual o empresário relata pagamentos de propinas ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entre outros políticos.

"É algo a mais num cenário que já inspira cuidados. Mais um elemento que deixa investidores apreensivos", disse Campos Neto.

O mercado monitora também eventuais desdobramentos ligados à reforma da Previdência. Nesta tarde, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de audiência na Comissão Mista do Orçamento, na Câmara dos Deputados.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário