Guerra comercial provoca maior saída de capital de mercados emergentes em 7 meses, diz IIF

Publicado em 16/05/2019 08:55

LOGO REUTERS

HONG KONG (Reuters) - Os mercados emergentes registraram nas últimas semanas a maior saída de capital desde outubro do ano passado, uma vez que as tensões entre a China e os Estados Unidos aumentaram, informou o Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) em um relatório divulgado na quarta-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu os mercados globais na semana passada ao aumentar as tarifas sobre produtos chineses em meio às negociações comerciais, dizendo que a China quebrou os compromissos feitos anteriormente. Pequim retaliou na segunda-feira.

As saídas de capital dos mercados emergentes foram lideradas pelas ações chineses, que tiveram saídas de 1,5 bilhão de dólares na segunda-feira, após investidores já terem retirado 2,5 bilhões de dólares na semana passada, segundo o IIF.

As saídas de Taiwan atingiram 400 milhões de dólares na quarta-feira, enquanto outros países emergentes asiáticos, como a Coreia do Sul, Índia e Indonésia, "refletiram a tendência da China, destacando os riscos das tensões comerciais entre EUA e China para o mercado emergente mais amplo", disseram os economistas do IIF Jonathan Fortun e Greg Basile.

Mas os investimentos em títulos permaneceram estáveis, com a Tailândia registrando seus maiores fluxos diários em quase três meses nesta semana, de mais de 240 milhões de dólares.

O IIF disse que as saídas de capital recentes chegaram a cerca de 1 bilhão de dólares, a maior desde a retirada de 1,1 bilhão de dólares em outubro passado.

(Por Noah Sin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário