Chanceler chinês pede moderação dos EUA sobre comércio e Irã

Publicado em 18/05/2019 18:05

XANGAI (Reuters) - O chanceler chinês, Wang Yi, disse ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, neste sábado, que as palavras e atitudes recentes dos EUA prejudicaram os interesses e empreendimentos da China, e que os norte-americanos deveriam demonstrar moderação.

Numa conversa por telefone com Pompeo, Wang disse que os EUA não deveriam ir “longe demais” na atual disputa comercial entre os dois países, acrescentando que a China ainda está disposta a resolver as diferenças através da negociação, mas que ambos os lados devem estar no mesmo patamar.

Sobre o Irã, o chanceler chinês disse ainda esperar que todas as partes demonstrem moderação e ajam com cautela para evitar uma escalada nas tensões.

Huawei e produtores de insumos fazem planos para enfrentam lista negra dos EUA, diz jornal

(Reuters) - A Huawei está pedindo a seus maiores fabricantes asiáticos de chips para manter as entregas após Washington restringir o acesso da gigante de telecomunicações à tecnologia americana, informou o Nikkei, citando fontes familiarizadas com o assunto.   

A empresa de fabricação de semicondutores de Taiwan disse que vai manter suprimentos por enquanto mesmo que fosseavaliando o impacto da decisão de Washington, disse o relatório.   

Innolux, que produz telas para a Huawei, disse que vai ter um impacto, mas é difícil determinar a dimensão e que a sua programação de envio para a Huawei seguiu inalterada, de acordo com o relatório.   

Fabricantes de chips dos EUA, como Qualcomm e Qorvo suspenderam remessas na sexta-feira, segundo o relatório, enquanto outras empresas dos EUA devem seguir o mesmo caminho que as restrições surtir efeito.

Huawei, Taiwan Semiconductor, Innolux, Qualcomm e Qorvo não responderam imediatamente ao pedido para comentários.    

A administração Trump na quinta-feira incluiu a Huawei numa lista negra, imediatamente aprovar restrições que irão tornar extremamente difícil para a empresa comprar peças e componentes de empresas americanas sem aprovação do governo dos EUA.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética