Dólar recua ante real após BC anunciar leilão de rolagem de linhas

Publicado em 20/05/2019 10:44

LOGO REUTERS

Por Laís Martins

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta segunda-feira, depois da decisão do Banco Central de realizar leilões de rolagem de linha após a moeda superar o patamar de 4,10 reais na sexta-feira, e ainda monitorando a cena política interna na tramitação da Previdência.

Às 10:23, o dólar recuava 0,19%, a 4,0941 reais na venda.

Na sexta-feira, a divisa norte-americana fechou com avanço de 1,62 por cento, a 4,1019 reais, maior patamar desde setembro de 2018. Na semana, o dólar ganhou 4 por cento, maior rali semanal desde agosto de 2018.

O dólar futuro perdia cerca de 0,2% neste pregão.

O BC anunciou na sexta-feira leilões de rolagem de linha de dólares com compromisso de recompra nos dias 20, 21 e 22 de maio, em operação que pode evitar o enxugamento de liquidez do sistema e, assim, abrandar a valorização do dólar.

"Leilão de linha amortece a volatilidade, mas ela deve seguir enquanto houver esse quadro político, enquanto ficar sem a definição sobre se vai ser aprovada a reforma da Previdência. E se sim, qual vai ser a reforma aprovada", avaliou o economista-chefe da Geral Asset, Denilson Alencastro.

Apesar das perdas do dólar nesta segunda-feira, o que agentes financeiros avaliam como sendo momentâneo. Persiste entre participantes do mercado o sentimento de cautela com relação à atuação política do governo, em especial no que diz respeito à articulação da reforma da Previdência, e cautela com exterior.

Na sexta-feira, o presidente da comissão especial da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), disse à Reuters que a Câmara dos Deputados irá assumir a dianteira das negociações e produzirá um novo texto a partir das emendas apresentadas e da proposta original.

No entanto, ele recuou no fim de semana da ideia de propor um novo texto e disse que a intenção dos parlamentares é fazer mudanças significativas na estrutura do projeto, como rejeitar a chamada desconstitucionalização defendida pelo governo, segundo reportagem do jornal O Globo nesta segunda-feira.

Já o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em publicação no Twitter, afirmou que o governo apresentará ao Congresso uma proposta de reforma tributária depois que a reforma previdenciária for aprovada, por compreender ser "um desejo urgente dos brasileiros".

Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participam às 17h da apresentação da segunda fase da Campanha Publicitária "Nova Previdência: Pode perguntar", e se reúnem em seguida.

Em meio a esse clima espinhoso entre Executivo e Legislativo, o governo precisa que o Congresso vote 10 medidas provisórias que devem caducar até o início de junho, entre elas a da reestruturação dos ministérios.

No exterior, a disputa entre China e Estados Unidos permanece no radar, de olho em possível retaliação de Pequim após o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar sanções à Huawei no fim da semana passada.

O BC também realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário