China tem várias ferramentas de política monetária para lidar com oscilações do iuan, diz BC

Publicado em 23/05/2019 09:35

LOGO REUTERS

PEQUIM/XANGAI (Reuters) - A China possui inúmeras ferramentas de política monetária para lidar com as oscilações do iuan e o país é capaz de manter a moeda estável, disse o vice-presidente do banco central em comentários publicados nesta quinta-feira.

O iuan recuou em relação ao dólar nesta quinta-feira para seu nível mais baixo em quase seis meses, com os investidores preocupados com o impacto da disputa comercial entre os dois país no setor de tecnologia chinês. A moeda perdeu mais de 2,6% este mês.

"No momento, embora exista um ocasional exagero no câmbio, a situação do mercado está estável", disse o vice-presidente, Liu Guoqiang, em entrevista ao Financial News, um jornal dirigido pelo banco central.

"Nada deu errado e (nós) não permitiremos que nada dê errado".

Liu disse que os fundamentos econômicos são sólidos, as reservas cambiais amplas, enquanto a relação entre dívida e PIB do país é basicamente estável e os riscos fiscal e financeiro estão sob controle.

O banco central acumulou uma rica experiência em lidar com as flutuações da taxa de câmbio nos últimos anos, disse Liu.

"Temos reservas suficientes de ferramentas de política monetária", disse ele.

O banco central vai fortalecer ainda mais a gestão macroprudencial para estabilizar as expectativas do mercado, disse Liu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário