Dólar tem leves variações ante real monitorando cena política e olhando exterior

Publicado em 27/05/2019 10:33

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leves variações ante o real nesta segunda-feira, monitorando o cenário político após manifestações pró-governo de domingo, e com as eleições parlamentares da União Europeia no radar.

Às 10:27, o dólar avançava 0,08%, a 4,0194 reais na venda.

Na sexta-feira, a divisa norte-americana fechou em queda de 0,78%, a 4,0160 reais na venda, enquanto a cotação caiu 2,09% na semana.

O dólar futuro perdia cerca de 0,1% neste pregão.

Participantes do mercado monitoram o cenário político local após manifestações ao redor do país em defesa do presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, há alguma cautela pelo fato de manifestantes terem centrado o fogo no Congresso Nacional, notadamente no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um momento em que parlamentares se mostram dispostos a avançar com a pauta econômica proposta pelo governo.

As manifestações, que foram repercutidas por membros do governo, incluindo o próprio presidente, podem sair como um tiro no pé, causando irritação ao Congresso em meio a uma já fragilizada relação entre Executivo e Legislativo.

"O fato de Bolsonaro ter abandonado a tentativa de se distanciar das manifestações – publicando tweets e mensagens ao longo de todo o domingo – fornece ingrediente para que os já insatisfeitos no Congresso reforcem o clima de animosidade com o Executivo", avaliaram analistas e economistas da XP Investimentos, em nota.

No exterior, o pregão deve ser de volume reduzido em razão de feriados no Reino Unido e nos Estados Unidos, com as atenções voltadas para as eleições parlamentares da União Europeia.

Enquanto houve um aumento dos partidos nacionalistas dentro do Parlamento Europeu, siglas pró-UE permaneceram com a maioria das cadeiras, sem nenhuma mudança relevante no equilíbrio das forças.

Investidores avaliavam que um crescimento da presença de partidos nacionalistas e eurocéticos dentro do Parlamento Europeu elevaria as incertezas econômicas na região, já abalada pelas tensões ligadas ao Brexit.

O BC realiza neste pregão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário