Bolsonaro diz ter mais poder que Maia por caneta com "poder de fazer decreto"

Publicado em 29/05/2019 08:13

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse na noite de terça-feira ter falado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem mais poder do que ele por possuir uma caneta com o poder de fazer decretos, no dia em que os chefes dos três Poderes se reuniram para debater um pacto para a retomada do crescimento do país.

Bolsonaro contou, durante lançamento da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira, sobre a conversa reservada que teve com os presidentes do Legislativo e do Judiciário pela manhã, e disse que falou a Rodrigo Maia: "Com a caneta eu tenho muito mais poder do que você. Apesar de você, na verdade, fazer as leis. Eu tenho o poder de fazer decretos. Logicamente, decretos com fundamento”, segundo sites de jornais.

A declaração ocorreu no mesmo dia em que Bolsonaro propôs um pacto a Maia e aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal, José Dias Toffoli, em torno de metas e projetos prioritários para a retomada do crescimento.

O documento, que está sendo preparado pela equipe da Casa Civil em cima de um texto organizado por Toffoli ainda em 2018, logo depois de assumir a presidência do STF, deve ser formalizado em uma cerimônia até o dia 10 de junho, no Palácio do Planalto.

O encontro, chamado por Bolsonaro depois dos atos do último domingo, em que Congresso e Supremo foram alvos de manifestantes, serviu como uma tentativa de reaproximação e de abertura de diálogo entre os Poderes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Stournaras, do BCE, prevê apenas 3 cortes nas taxas de juros em 2024 devido a crescimento forte 
EUA devem ter registrado crescimento sólido do emprego e de salários em abril
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Fed e Moody's; Bradesco e Weg recuam
Wall St avança com Fed sinalizando viés mais brando antes de dados de emprego
Dólar tem maior queda diária desde agosto sob influência de Fed e Moody's