Governo e oposição da Venezuela mostram "boa vontade" em conversas na Noruega

Publicado em 29/05/2019 18:32

OSLO (Reuters) - A anfitriã e mediadora Noruega disse nesta quarta-feira que os enviados do governo e da oposição da Venezuela mostraram "boa vontade" em uma segunda rodada de conversas que visam resolver seu conflito de longa data, mas não houve avanço aparente.

Poucos detalhes emergiram sobre o contato entre o governo do presidente Nicolás Maduro e representantes do líder opositor Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino alegando que o atual governo é ilegítimo.

    "As partes têm demonstrado sua boa vontade para progredir em busca de uma solução consensual e constitucional para o país, o que inclui questões políticas, econômicas e eleitorais", disse o Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

    Em seu comunicado, o governo norueguês conclamou os dois lados a mostrarem discrição nos comentários públicos para não prejudicar o processo.

    A Noruega tem uma longa tradição de mediação de conflitos, mas encara uma tarefa árdua para resolver a crise da Venezuela, que se tornou um xadrez geopolítico no qual dezenas de nações ocidentais e latino-americanas reconhecem Guaidó, enquanto Rússia e China apoiam Maduro.

    O colapso econômico levou mais de 3 milhões de venezuelanos a emigrarem nos últimos anos, e os protestos políticos muitas vezes degeneraram em violência.

(Reportagem de Terje Solsvik)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campos Neto diz que desinflação na China não é relevante para Brasil
Wall Street fecha em alta em meio à expectativa sobre reunião do Fed
Dólar fecha dia estável ante real com mercado à espera de dados e Fed
Wall Street fecha em alta em meio a expectativa com reunião de política monetária do Fed
Dólar à vista fecha em queda de 0,03%, a R$5,1152 na venda