Dólar cai ante real com sentimento positivo sobre Previdência

Publicado em 31/05/2019 10:53

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta sexta-feira, com otimismo ligado à reforma da Previdência mas com os investidores monitorando aversão ao risco no exterior após ameaças tarifárias dos Estados Unidos ao México e com dados fracos da China.

O pregão ainda deve ser marcado por volatilidade na parte da manhã em função da formação da taxa Ptax de fim de mês.

Às 10:49, o dólar recuava 0,51%, a 3,9588 reais na venda

Na véspera, a divisa norte-americana fechou perto da estabilidade, encerrando com variação positiva de 0,07% a 3,9790 reais na venda.

O dólar futuro ganhava cerca de 0,15% neste pregão.

O real se fortalecia ante o dólar, com investidores buscando começar junho em novo patamar, sob uma percepção mais otimista com a agenda de reformas, mais notadamente a da Previdência.

"Por mais que haja ainda ruído político, a expectativa do mercado com relação à Previdência é muito boa", disse um operador de uma corretora nacional.

Ele afirmou ainda que a postura do presidente Jair Bolsonaro de buscar um pacto com os presidentes das Casas do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) no início da semana deu confiança a agentes financeiros.

Do lado externo, há aversão ao risco depois que, na noite de quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu impor tarifas sobre todos os produtos oriundos do México, começando em 5% e crescendo à medida que o governo mexicano não atuar para impedir a imigração ilegal.

As tarifas mais elevadas começarão em 5% no dia 10 de junho e aumentarão mensalmente até atingirem 25% em 1º de outubro, a menos que o México adote ações imediatas para combater a imigração, disse Trump.

A medida colocou os mercados em alerta, temendo que o agravamento da tensão comercial prejudique a economia global. O peso mexicano e os índices acionários norte-americanos tombaram com a notícia, incluindo ações de montadoras japonesas que exportam carros do México para os EUA.

O presidente do México, Manuel López Obrador, disse nesta manhã que não responderá a nenhuma provocação e que será prudente com os EUA, acrescentando que disputas devem ser resolvidas pelo diálogo e que não há sentido em medidas coercitivas.

Também contribuía para o sentimento de aversão ao risco dados chineses que mostraram uma contração mais forte que o esperado da atividade industrial em maio, aumentando a pressão para que Pequim adote mais medidas de estímulo para sustentar a economia.

O BC realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário