Com ou sem acordo, Reino Unido deixará UE em 31 de outubro, diz Boris Johnson

Publicado em 03/06/2019 08:42

Por William James

LONDRES (Reuters) - Boris Johnson, o favorito para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu nesta segunda-feira, ao lançar sua campanha em um vídeo, liderar a saída do país da União Europeia no dia 31 de outubro com ou sem um acordo de saída.

A primeira-ministra, Theresa May, renunciará na sexta-feira depois de fracassar em realizar o Brexit dentro do prazo inicialmente estabelecido. Ela deixa para trás um país dividido e um Parlamento sem consenso sobre os caminhos adiante para a quinta maior economia do mundo.

Johnson, um ex-ministro do Exterior que pediu demissão em protesto à maneira que May lidou com o Brexit, é o favorito nas casas de apostas para vencer uma concorrida disputa para assumir o país em seu momento mais estratégico em décadas.

"Se eu entrar, nós vamos sair, com ou sem acordo, no dia 31 de outubro", disse ele a uma pessoa em um vídeo de campanha divulgado no Twitter.

O lançamento coincide com a chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para uma visita de Estado ao Reino Unido. Trump colocou seu peso por trás de Johnson ao afirmar que ele fará "um trabalho muito bom" como líder britânico.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação da zona do euro está no caminho certo e voltará à meta em breve, diz De Cos, do BCE
Fed mantém taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50%
Mercado espera grande queda de vendas da Apple e aguarda IA nos iPhones
Abertura de vagas no setor privado dos EUA cresce em abril e supera expectativas
Fed manterá taxas estáveis enquanto inflação diminui esperanças de flexibilização da política monetária