Raízen testa geração solar distribuída para fornecer energia a postos e parceiros

Publicado em 04/06/2019 11:11

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Raízen vai testar a tecnologia de geração distribuída de energia, com a instalação de uma usina solar piloto em Piracicaba, interior de São Paulo, que poderá fornecer eletricidade a postos de combustível e a parceiros da empresa, como transportadoras, disse à Reuters um executivo da companhia.

A empresa, uma joint venture entre a anglo-holandesa Shell e a brasileira Cosan, decidiu investir na planta de 1,3 megawatt em meio a planos de ampliar sua atuação integrada no mercado de energia.

Além de produzir etanol e açúcar, a Raízen atua na distribuição e comercialização de combustíveis no Brasil. Ela também possui ativos de geração com biomassa de cana e participação majoritária em uma joint venture de comercialização de eletricidade.

O diretor executivo de Energia da Raízen, Antônio Simões, afirmou que a energia gerada pela usina solar será negociada por meio de contratos de aluguel, por meio dos quais cada comprador terá direito a uma fatia da produção para atender seu consumo.

"Vamos oferecer esse contrato e no final do ano esperamos ter gerado para eles uma economia de 5 a 10 mil reais no ano, ou perto de 10% de economia contra o que eles pagam hoje. É um projeto piloto, estamos experimentando esse modelo, entendendo um pouco mais", afirmou Simões.

"Com esse produto, nós criamos uma relação ainda mais sólida com nossos clientes, e também entregando uma energia renovável", acrescentou ele.

O executivo disse que a capacidade da usina será ofertada inicialmente para postos com bandeira Shell na região e a clientes parceiros, como transportadoras.

"O foco é nos nossos clientes, que são parceiros em algum negócio, ainda não estamos pensando em clientes finais. Estamos testando o modelo de negócio", disse Simões.

A Raízen não divulgou o valor do investimento na usina solar, que utilizará painéis fotovoltaicos importados da China e deverá entrar em operação no final de 2019.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário