Assessor de Trump e influente senador jogam dúvidas sobre tarifas dos EUA ao México

Publicado em 05/06/2019 14:23

Por Doina Chiacu e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - Um assessor de comércio da Casa Branca e um senador republicano afirmaram nesta quarta-feira que o plano dos Estados Unidos de impor tarifas sobre produtos mexicanos pode não entrar em vigor, oferecendo esperanças para o México e para empresas norte-americanas preocupadas com o dano econômico das guerras comerciais do presidente Donald Trump.

O assessor Peter Navarro disse à CNN que as tarifas de Trump, que entrariam em vigor na próxima semana, podem não ser necessárias porque os EUA têm agora "a atenção dos mexicanos" sobre deter a imigração ilegal.

Trump disse inesperadamente ao México na semana passada para adotar uma linha mais dura sobre a contenção da imigração ilegal ou enfrentará tarifas de 5% sobre todas as exportações para os EUA, subindo para até 25% mais tarde.

Autoridades mexicanas vão buscar convencer a Casa Branca em negociações feitas pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, nesta quarta-feira de que seu governo tem feito o suficiente para conter a imigração e evitar as tarifas.

Falando na Irlanda, Trump disse achar que o México quer fazer um acordo para evitar as tarifas, mas que se o país não adotar medidas para controlar o fluxo de imigrantes as taxas entrarão em vigor.

"O México pode parar com isso. Eles têm que parar, ou não será possível fazermos negócios. É algo muito simples. E acho que eles vão parar. Acho que eles querem fazer algo. Acho que eles querem fazer um acordo", disse Trump.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou estar otimista de que as negociações podem terminar em um acordo.

"Acreditamos que essas tarifas podem não entrar em vigor exatamente porque temos a atenção dos mexicanos", disse Navarro.

Trump tem enfrentado forte resistência de seu próprio partido Republicano sobre as tarifas, com muitos parlamentares preocupados sobre o potencial impacto ao comércio.

Chuck Grassley, presidente republicano do Comitê de Finanças do Senado dos EUA, previu que os EUA e o México chegarão a um acordo para evitar as tarifas.

Autoridades mexicanas vão oferecer "uma longa lista de coisas" para evitar as tarifas nas negociações nesta semana, disse Grassley a repórteres, acrescentando achar que um possível acordo pode ser anunciado na quinta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética