CNA E ABCC pedem revisão da norma que autoriza importação de camarões do Equador

Publicado em 06/06/2019 15:10

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) solicitaram à ministra Tereza Cristina, na quarta (5), que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revise a autorização para entrada de camarões do Equador no Brasil.

Segundo a CNA, é importante uma análise de risco completa no produto equatoriano para evitar a entrada de doenças que não existem no País.

“Sugerimos a contratação de um epidemiologista indicado pelo Mapa para fazer essa revisão. Também pedimos prioridade na análise de risco do Equador e que a importação de camarões fique temporariamente suspensa enquanto a revisão não é concluída”, afirmou a coordenadora de Sanidade Animal da CNA, Lilian Figueiredo.

Lilian ressaltou que a ministra sinalizou positivamente para as solicitações da CNA e da ABCC.

“Estamos preocupados com a possível entrada de doenças que podem afetar a carcinicultura brasileira. Então a ministra liberou a contratação do epidemiologista e pediu que alinhássemos tudo com a área técnica e jurídica do ministério.”

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, também participou da reunião e defendeu a solicitação das entidades.

A importação de camarão do Equador foi suspensa em 2018 pela então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, mas voltou a ser liberada no início deste ano pelo atual presidente da Corte, Dias Toffoli.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos