CNA E ABCC pedem revisão da norma que autoriza importação de camarões do Equador

Publicado em 06/06/2019 15:10

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) solicitaram à ministra Tereza Cristina, na quarta (5), que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revise a autorização para entrada de camarões do Equador no Brasil.

Segundo a CNA, é importante uma análise de risco completa no produto equatoriano para evitar a entrada de doenças que não existem no País.

“Sugerimos a contratação de um epidemiologista indicado pelo Mapa para fazer essa revisão. Também pedimos prioridade na análise de risco do Equador e que a importação de camarões fique temporariamente suspensa enquanto a revisão não é concluída”, afirmou a coordenadora de Sanidade Animal da CNA, Lilian Figueiredo.

Lilian ressaltou que a ministra sinalizou positivamente para as solicitações da CNA e da ABCC.

“Estamos preocupados com a possível entrada de doenças que podem afetar a carcinicultura brasileira. Então a ministra liberou a contratação do epidemiologista e pediu que alinhássemos tudo com a área técnica e jurídica do ministério.”

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, também participou da reunião e defendeu a solicitação das entidades.

A importação de camarão do Equador foi suspensa em 2018 pela então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, mas voltou a ser liberada no início deste ano pelo atual presidente da Corte, Dias Toffoli.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário