Dólar recua ante real após dados fracos de emprego nos EUA e com otimismo na cena local

Publicado em 07/06/2019 10:44

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta sexta-feira, acentuando o movimento depois de abrir com poucas variações após a divulgação de relatório de empregos dos Estados Unidos, e monitorando trabalhos ligados à Previdência no plano doméstico.

Às 10:37, o dólar recuava 0,30%, a 3,8711 reais na venda

Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,33% contra o real, a 3,8826 reais na venda. O dólar futuro caía por volta de 0,25% neste pregão.

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou acentuadamente em maio para 75 mil, ante expectativa de economistas para abertura de 185 mil postos, e os salários subiram menos que o esperado, sugerindo que a perda de ímpeto na atividade econômica está se disseminando para o mercado de trabalho.

Agentes financeiros olhavam atentamente para os dados, uma vez que tais números são uma variável importante que pode pressionar ainda mais o Federal Reserve a cortar juros nos Estados Unidos neste ano.

"Com a escalada nas disputas comerciais e preocupação com crescimento econômico global, os mercados avaliam como os bancos centrais globais responderão. Os dados que poderiam afetar qualquer decisão para impulsionar a economia estão em foco", explicaram economistas da XP Investimentos, em nota.

Após a publicação dos dados de emprego, operadores de juros futuros ampliavam suas apostas de que o Fed poderá cortar os juros até três vezes até o fim deste ano.

Em Washington, prosseguem as negociações entre EUA e México para tentar fechar um acordo que impeça a aplicação de tarifas norte-americanas sobre produtos mexicanos. O presidente mexicano, Manuel López Obrador, disse que fará um anúncio sobre a relação comercial com os EUA às 21h de sábado(no horário de Brasília).

Já na disputa comercial com a China, o governo norte-americano prorrogou em duas semanas o prazo para a entrada de exportações chinesas nos EUA antes de elevar tarifas a 25%.

O dólar perdia força globalmente, recuando cerca de 0,4 por cento frente a uma cesta de moedas.

No lado doméstico, o mercado segue monitorando desdobramentos ligados à pauta econômica, em especial à reforma da Previdência, com expectativa de que o parecer do relator do texto na comissão especial seja apresentado no início da próxima semana.

Na quinta-feira, um grupo de 25 governadores assinou uma carta pedindo a manutenção dos Estados e municípios no texto da reforma, em um movimento que tenta se contrapor à possibilidade, levantada no Congresso, de que os servidores estaduais e municipais não sejam cobertos pelas mudanças de regras.

Contribui para o bom humor na cena local a decisão do Supremo Tribunal Federal na noite de quinta-feira que dispensa aval prévio do Congresso Nacional para a venda do controle de acionário de subsidiárias de estatais.

"Agora se espera que durante o segundo semestre sejam destravados os investimentos em diversos setores", afirmou o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello, em nota.

O BC realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário