Entenda o que é rent-seeking: a lucrativa arte de parasitar o Estado, por Gazeta do Povo

Publicado em 07/06/2019 10:44

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma da Previdência recebeu 277 sugestões de modicação no texto. Muitas delas foram feitas por inuência de grupos de interesses, compostos por categorias que buscam condições especiais para si. Qualquer cidadão pode chamar a atenção dos poderes públicos para alguma questão ou situação. É o chamado “direito de peticionar” , popularmente conhecido como “lobby”. Embora esse tipo de movimentação seja legítima, não signica que elas sejam saudáveis para quem amarga o valor da conta.

Isso porque o lobby pode ser usado para que grupos de interesse pressionem autoridades políticas a chancelarem privilégios, restringindo ou mesmo proibindo a concorrência de agentes privados em determinado setor. Quando um grupo consegue, por exemplo, dicultar que empreendedores atuem em determinados mercados, quem realizou o lobby passa a ter maiores oportunidades de obter lucros. É o que ciência política classica como “rentseeking” , ou “busca por renda política”. Quando bem-sucedido, ele pode resultar em uma transferência de renda signicativa da população para estes grupos. Entender em que contextos esse fenômeno ocorre é fundamental para compreender o funcionamento das instituições.

Leia mais no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Luan Sperandio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Traduzindo em miúdos (" Entenda o que é rent-seeking, a lucrativa arte de parasitar o Estado"):, sabem aqueles grandes produtores que vieram pedir voto para o vagabundo do Neri Gueller? Rent seeking é isso.

    4