Governo apresenta programa de incentivo ao gás ao final do mês, diz ministro

Publicado em 07/06/2019 15:42

Por Gram Slattery

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo federal apresentará ao final de junho, na Câmara de Deputados, um novo programa para incentivar o setor de gás, disse nesta sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após o Supremo Tribunal Federal ter autorizado na véspera a venda da unidade de gasodutos TAG, da Petrobras, para um consórcio liderado pela elétrica Engie.

Segundo o ministro, a decisão do STF garantirá mais segurança jurídica para o plano de desinvestimento da Petrobras e de outras estatais. A petroleira ainda conta com uma ampla rede de gasodutos, que poderiam ser vendidos.

Em abril, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou resolução que instituiu o Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil, que terá como objetivo a redução do custo da energia e o aproveitamento da crescente produção do pré-sal.

O governo busca novos investimentos em infraestrutura de escoamento, processamento e transporte de gás natural; aumento da geração termelétrica a gás com redução do preço da energia; e reindustrialização dos setores de celulose, cerâmica, fertilizantes, petroquímica, siderurgia, vidro, entre outros.

O plano vai na linha do que tem falado o ministro da Economia, Paulo Guedes, que busca reduzir o preço da energia para impulsionar a indústria.

(Por Gram Slattery)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta com dados fracos sobre emprego
Dólar acelera queda para mais de 1% após dados de emprego abaixo do esperado nos EUA
Produção industrial no Brasil ganha força em março
Ibovespa avança na abertura com apoio de dados de emprego dos EUA
Operadores elevam apostas em setembro para início dos cortes de juros pelo Fed