Trump cancela tarifas após México prometer maior controle sobre fronteira

Publicado em 08/06/2019 12:09

WASHINGTON/CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Os Estados Unidos e o México chegaram a um acordo na sexta-feira para evitar uma guerra tarifária, com o México concordando em expandir rapidamente um polêmico programa de asilo e enviar forças de segurança para conter o fluxo de imigrantes ilegais da América Central.

O presidente dos EUA, Donald Trump, havia ameaçado impor tarifas de importação de 5% sobre todos os produtos mexicanos a partir de segunda-feira, se o México não se comprometesse a fazer mais para controlar suas fronteiras.

Em uma declaração conjunta depois de três dias de conversas em Washington, os dois países disseram que o México concordou em expandir imediatamente para toda a fronteira um programa que envia imigrantes em busca de asilo nos Estados Unidos para o México enquanto aguardam análise de seus casos.

Trump disse que o México concordou em tomar medidas duras para "reduzir, ou eliminar" a imigração ilegal vinda do país.

No entanto, o acordo não chegou a contemplar uma demanda norte-americana de que o México aceitasse a designação de um "terceiro país seguro", que forçaria o país a ficar permanentemente com a maioria dos que buscam asilo.

"As tarifas programadas para serem implementadas pelos EUA na segunda-feira contra o México estão, portanto, suspensas indefinidamente", disse Trump em um tuíte na noite de sexta.

Frustrado por uma onda recente de imigrantes que sobrecarregou os recursos norte-americanos na fronteira sul, Trump tem usado a ameaça de tarifas para pressionar o México a fazer concessões.

Presidente mexicano reitera desejo de evitar conflito com Trump

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reiterou nesta sexta-feira seu desejo de evitar um confronto com o governo dos Estados Unidos e de seguir amigo do presidente dos EUA, Donald Trump, em meio à ameaça de uma guerra comercial por causa da imigração.

López Obrador fez a declaração em uma reunião com prefeitos, autoridades e líderes empresariais da América do Norte no balneário de Los Cabos, no noroeste do México.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário