Expectativas são baixas pra negociações entre Trump e Xi no G20, preparativos são limitados

Publicado em 12/06/2019 09:44

LOGO REUTERS

Por David Lawder e Ben Blanchard

WASHINGTON/PEQUIM (Reuters) - Faltando menos de três semanas para as discussões propostas entre os líderes de China e Estados Unidos, as expectativas de progresso para acabar com a guerra comercial são baixas e fontes dizem que tem havido poucos preparativos para um encontro mesmo que a saúde da economia mundial esteja em jogo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que quer se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, na cúpula de 28 e 29 de junho no Japão, e que decidirá em seguida se amplia as tarifas para quase todos os produtos da China.

Embora nenhum dos dois lados tenha confirmado que uma reunião irá acontecer, investidores de todo o mundo que viram mais de um trilhão de dólares sair dos mercados globais no último mês devido à disputa comercial vão observar cuidadosamente qualquer interação entre os dois presidentes.

As relações se deterioram desde maio, quando as negociações para acabar com a disputa comercial falharam, acabando com a possibilidade de um acordo no Japão.

"A atmosfera é tóxica", disse à Reuters um diplomata ocidental baseado em Pequim, referindo-se às relações entre China e EUA.

Fontes familiarizadas com a questão, incluindo autoridades e diplomatas em Washington e Pequim, dizem que não tem havido trabalho preparatório para a reunião. As equipes de negociação não se encontram desde que as discussões terminaram em impasse em 10 de maio.

A Casa Branca recusou-se a comentar sobre planos para uma reunião entre Trump e Xi.

"Os preparativos para a cúpula do G20 no Japão estão em andamento. Não temos nada para anunciar nesse momento em relação a reuniões bilaterais específicas", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Garrett Marquis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário