Opep corta previsão de crescimento da demanda por petróleo em 2019; vê maior risco de queda

Publicado em 13/06/2019 10:06

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A Opep reduziu nesta quinta-feira sua previsão de crescimento na demanda global de petróleo devido à escalada das disputas comerciais e apontou para o risco de uma nova redução, apontando para uma prolongada limitação da oferta no restante de 2019.

A demanda mundial por petróleo crescerá 1,14 milhão de barris por dia neste ano, 70 mil barris a menos que o esperado anteriormente, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em relatório mensal.

"Ao longo do primeiro semestre deste ano, as atuais tensões comerciais globais aumentaram", disse a Opep em relatório. "Riscos significativos decorrentes de crescentes disputas comerciais que se espalham pelo crescimento da demanda global permanecem".

A Opep, a Rússia e outros produtores implementaram um acordo desde 1º de janeiro para cortar a produção em 1,2 milhão de bpd. Eles se encontrarão em 25 e 26 de junho ou no começo de julho para decidir se estenderão o pacto.

A Opep, com sede em Viena, também disse que sua produção caiu em maio, uma vez que as sanções dos EUA ao Irã aumentaram o impacto do pacto de corte de oferta. A produção de todos os 14 membros da Opep caiu 236 mil bpd, para 29,88 milhões bpd, segundo a Opep.

((Tradução Redação Rio de Janeiro, 5521 2223-7104))

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro