Dólar recua ante real aguardando parecer da reforma da Previdência na comissão especial

Publicado em 13/06/2019 10:23

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta quinta-feira, com o mercado voltando toda sua atenção à apresentação do parecer do relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), na comissão especial da Câmara dos Deputados.

Às 10:17, o dólar recuava 0,73%, a 3,8403 reais na venda

Na quarta-feira, o dólar subiu 0,47%, a 3,8686 reais na venda, menor patamar em dois meses.

O dólar futuro perdia cerca de 0,8% neste pregão.

Na véspera, Moreira disse que espera apresentar nesta quinta-feira um parecer muito próximo do desejo da maioria.

Moreira afirmou também que o regime de capitalização deve ficar fora do texto a ser apresentado na quinta-feira, já que não há consenso sobre a questão.

Outros pontos que deverão ser retirados da proposta defendida no parecer são a aposentadoria rural e o BPC, além da previdência de Estados e municípios.

Na avaliação de agentes financeiros, a retirada de pontos que eram questionados pela oposição foi uma decisão necessária acertada do governo, uma vez que não deixa margem para obstrução e ainda mantém em aberto a possibilidade destes pontos serem incluídos novamente através de emendas.

"Acho que (governo) agiu certo, para não esticar mais ainda a aprovação. Vai perder um pouco a economia, mas no longo prazo vai ser saudável", ponderou o diretor de câmbio do banco Ourominas, Mauriciano Cavalcante.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta manhã que desses pontos que ficarão de fora do texto, a capitalização é a única coisa que o governo ainda tenta recuperar.

Ele declarou ainda que a manutenção da potência fiscal próxima a 1 trilhão de reais é uma vitória, o que agradou agentes financeiros.

"Mesmo com o emagrecimento da reforma da Previdência, ainda é previsto que a economia seja de 1 trilhão de reais, o mercado está bem animado. Se começar e for anunciando aos poucos medidas que levem a ser verdade essa economia, mercado pode buscar os 3,80 reais ainda hoje", afirmou Cavalcante.

Já o presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disse na véspera que fará um esforço para iniciar a votação da proposta no colegiado no próximo dia 27.

O BC realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário