Comentários de Trump estimulam interferência eleitoral externa, dizem democratas

Publicado em 13/06/2019 17:27

LOGO REUTERS

Por Doina Chiacu e Susan Heavey

WASHINGTON (Reuters) - Parlamentares democratas dos Estados Unidos acusaram o presidente Donald Trump nesta quinta-feira de dar sinal verde para a Rússia interferir na corrida presidencial de 2020, e um aliado republicano destacado disse que Trump errou ao dizer que aceitaria sujeira política de fontes estrangeiras.

O alvoroço veio na esteira de comentários televisionados nos quais o presidente disse à ABC News que estaria disposto a ouvir informações prejudiciais sobre oponentes políticos agora que busca a reeleição.

"Acho que você poderia querer ouvir, não há nada de errado em ouvir", disse Trump em uma entrevista exibida na quarta-feira. "Não é uma interferência. Eles têm informações, acho que eu aceitaria. Se eu achasse que há algo errado, eu talvez fosse ao FBI – se achasse que há algo errado."

Trump fez os comentários menos de três meses depois de o procurador especial Robert Mueller apresentar um relatório que revelou que a Rússia realizou uma campanha de ataques cibernéticos e de influência para ajudar Trump a derrotar a democrata Hillary Clinton na eleição presidencial de 2016.

As colocações de Trump à rede ABC causaram revolta em parlamentares e pré-candidatos presidenciais democratas que almejam enfrentá-lo em 2020, e até em um de seus principais aliados republicanos.

"O que o presidente disse na noite passada mostra claramente, mais uma vez, uma vez após a outra, que ele não conhece a diferença entre certo e errado", disse a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, a democrata mais graduada do Congresso. "Não existe noção... nenhuma noção ética que sustente seus comentários e seu pensamento."

Alguns pré-candidatos presidenciais democratas renovaram seus apelos de impeachment do presidente, mas Nancy disse que os líderes de seu partido se aterão ao plano de investigar Trump e seu governo antes de iniciar qualquer processo formal de impeachment.

O senador republicano Lindsey Graham, um dos aliados mais próximos de Trump no Congresso, fez coro com os democratas ao criticar os comentários do presidente.

"Acho que é um erro", disse Graham, que preside o Comitê Judiciário do Senado.

Qualquer contribuição estrangeira de "dinheiro ou outra coisa de valor" viola a lei de financiamento de campanha dos EUA. Especialistas legais dizem que solicitar informações conscientemente de uma entidade estrangeira também seria ilegal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário