Dólar avança ante real em dia de decisão do Fed e Copom

Publicado em 19/06/2019 10:52

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ante o real nesta quarta-feira, com atenções voltadas para a decisão de política monetária do Federal Reserve, às 15h, e na expectativa pelo Copom, após o fechamento do mercado, em véspera de feriado nacional.

Às 10:44, o dólar avançava 0,40%, a 3,8752 reais na venda

Na véspera, o dólar fechou com queda de 1%, a 3,8597 reais na venda.

Neste pregão, o dólar futuro tinha alta de cerca de 0,35%.

O foco do pregão desta quarta-feira recai sobre as decisões de política monetária dos bancos centrais norte-americano e brasileiro.

A expectativa é que o Fed mantenha os juros no nível atual, mas abra caminho para um corte ainda neste ano, sob pressão de repetidos pedidos do presidente norte-americano, Donald Trump, para que se reduza os custos de empréstimo, e também pressionado por um desaquecimento na economia global.

Uma sinalização mais contundente sobre um corte de juros nos EUA tende a beneficiar moedas emergentes, e portanto, abriria espaço para uma valorização do real frente ao dólar.

"De modo geral, se a visão do Banco Central norte-americano continuar sendo a de 'paciência' na condução da política monetária, não só a Casa Branca, como também os agentes não devem reagir bem", disse o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello, em nota.

Após o anúncio, o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, concederá coletiva de imprensa, marcada para 15h30 (horário de Brasília).

Já com relação ao Copom, também se espera a manutenção da Selic na mínima história de 6,5% mas, em meio a crescentes apostas de que haverá um corte ainda neste ano, investidores estarão atentos em busca de sinalizações.

A grande dúvida, em ambos os casos, é sobre quando virá o corte de juros e é a isto que agentes financeiros estarão atentos.

A decisão do Copom, que sai após o fechamento do mercado, deve repercutir num pregão de baixa liquidez na sexta-feira, após feriado de Corpus Christi.

Na agenda interna, prosseguem as discussões sobre o parecer da reforma da Previdência na comissão especial, com expectativa de que a votação mesmo só ocorra na próxima semana.

Investidores ainda trazem no radar a derrota sofrida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro no Senado, que no fim da terça-feira derrubou o decreto editado pelo presidente para flexibilizar as regras de posse e porte de armas.

O Banco Central rolou integralmente o lote de 2 bilhões de dólares ofertado em dois leilões de linha de moeda estrangeira nesta quarta-feira. Na véspera, a autoridade monetária também já havia rolado integralmente outro lote de 2 bilhões de dólares.

O BC também realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário