OMC diz que G20 ergueu 20 novas barreiras comerciais, apesar da retirada de 29

Publicado em 24/06/2019 11:44

LOGO REUTERS

GENEBRA (Reuters) - As 20 maiores economias do mundo, que compõem o G20, implementaram 20 novas restrições comerciais entre outubro e maio, avaliadas em 335,9 bilhões de dólares, disse a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta segunda-feira, alertando que várias outras estão sendo consideradas.

Juntamente com as barreiras comerciais anteriores, que cobrem 480,9 bilhões de dólares, a adoção de novas restrições representa "um aumento dramático" nos obstáculos às importações, disse a OMC em um relatório regular sobre o comércio antes de uma reunião do G20.

"A tendência estável que vimos por quase uma década desde a crise financeira foi substituída por um aumento acentuado no tamanho e na escala das medidas restritivas ao comércio no ano passado", disse o chefe da OMC, Roberto Azevêdo, em comunicado.

"Isso terá consequências no aumento da incerteza, menor investimento e crescimento mais fraco do comércio", disse ele, acrescentando que há uma necessidade urgente de liderança por parte do G20, cujos líderes se reunirão nesta semana em Osaka, no Japão.

A declaração da OMC acrescentou que várias restrições comerciais mais significativas estavam sendo consideradas, aumentando os desafios e a incerteza no ambiente econômico global.

O relatório de monitoramento disse que os países do G20 também implementaram 29 medidas para reduzir as barreiras comerciais durante o período, englobando 397,2 bilhões de dólares.

Apesar de maiores do que o número de barreiras sendo erguidas, as novas medidas de liberalização de comércio representaram a menor média mensal desde que a OMC iniciou o monitoramento em maio de 2012, enquanto novas restrições comerciais foram mais de 3,5 vezes superiores à média dos relatórios de monitoramento da OMC desde então.

(Por Tom Miles)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário