Trump acha que dólar está forte demais e culpa política do Fed, diz autoridade

Publicado em 25/06/2019 15:38

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acredita que o dólar dos EUA está forte demais, enquanto o euro está fraco demais, e acha que a situação poderia ser aliviada se o Federal Reserve baixasse as taxas de juros, disse uma autoridade do governo nesta terça-feira.

A autoridade também disse que a Casa Branca não tem planos de rebaixar o presidente do Fed, Jerome Powell, acrescentando que há opiniões diferentes dentro do escritório do conselho da Casa Branca em relação à autoridade do presidente Trump para fazê-lo.

Trump, que deve destacar os ganhos econômicos dos EUA em sua campanha para reeleição em 2020, com frequência tem criticado a política do Fed e dito que outros países estão utilizando a política monetária para manipular suas moedas e obter vantagem nos mercados globais.

O presidente dos EUA, que é republicano, indicou Powell para liderar o banco central dos EUA, mas o tem criticado repetidamente e publicamente e tem buscado removê-lo de seu posto.

Mas há opiniões divergentes sobre se Trump tem autoridade para remover Powell, disse a autoridade, sob condição de anonimato.

A fonte acrescentou que Trump deve entrevistar vários candidatos para outros cargos no Fed depois de retornar de sua próxima viagem ao Japão.

(Reportagem de Jeff Mason; Texto de Tim Ahmann e Susan Heavey)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética