Para evitar a guerra comercial, exportadores chineses mudam produção para nações de baixo custo

Publicado em 27/06/2019 09:04

LOGO REUTERS

Por Joyce Zhou e Ann Wang

GUANGZHOU, China/YANGON (Reuters) - Pressionados por uma crise trabalhista e salários crescentes na China, Shu Ke'an, cuja empresa exporta coletes à prova de balas, rifles e outros equipamentos táticos para os Estados Unidos, primeiro considerou a mudança de produção para o sudeste da Ásia há alguns anos, mas nada aconteceu.

Quando as tensões comerciais se transformaram em uma guerra tarifária no ano passado, no entanto, foi o golpe final.

Um dia depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas adicionais sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses em setembro, Shu, de 49 anos, decidiu começar a fazer coletes para seus clientes norte-americanos em Mianmar.

Desde então, o governo Trump aumentou ainda mais as tarifas sobre as importações chinesas, elevando os impostos norte-americanos sobre os coletes à prova de balas de Shu em Guangzhou para 42,6%.

Com mais da metade da renda de sua empresa dependendo de pedidos dos Estados Unidos, Shu estava feliz com a decisão de migrar para Mianmar.

"A guerra comercial foi na verdade uma bênção disfarçada", disse ele.

Com Trump pronto para impor tarifas de 25% sobre outros 300 bilhões de dólares em produtos chineses, nenhum exportador na China ficará ileso.

Nos últimos anos, alguns fabricantes chineses já começaram a transferir parte de sua capacidade produtiva para países como Vietnã e Camboja, devido aos altos custos operacionais na China. A guerra comercial está agora pressionando mais produtores a seguir o exemplo, especialmente os fabricantes de produtos de baixa tecnologia e de baixo valor agregado.

Nove meses depois, a empresa de Shu, Yakeda Tactical Gear, conta com a nova fábrica de Mianmar, que iniciou operações em dezembro, para produzir novos pedidos para clientes nos Estados Unidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário