ABPA comemora concretização do Acordo Mercosul-União Europeia

Publicado em 28/06/2019 16:06

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito hoje pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre a concretização do acordo comercial entre os países do Mercosul e da União Europeia. 

O acordo histórico, após duas décadas de negociações, traz benefícios para exportadores de aves, suínos e ovos processados.  A cota total de exportações de carne de frango será de 180 mil toneladas no ciclo de 12 meses. 

“O volume acordado é expressivo, suficiente para que o Brasil mantenha sua posição com parceiro em prol da segurança alimentar europeia” ressalta Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.  Ele acompanhou as negociações e participou da missão liderada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esta semana, em Bruxelas (Bélgica)

O acordo também definiu a viabilização de embarques para carne suína e ovos processados brasileiros para o Bloco Europeu.  Há pelo menos meia década o Brasil realizava investidas para embarcar estes produtos para a EU.

“O ano de 2019 marca um novo momento para o setor de proteína animal do Brasil, com a possibilidade de embarcar um fluxo maior para um dos mais relevantes mercados consumidores globais. Ao mesmo tempo, o acordo pontuará critérios mais justos e transparentes nos negócios entre os dois blocos”, exalta Francisco Turra, presidente da ABPA

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA