Energia é retomada em Caracas, mas outros Estados venezuelanos seguem no escuro

Publicado em 23/07/2019 13:22

LOGO REUTERS

CARACAS (Reuters) - Venezuelanos em Caracas acordaram nesta terça-feira com suas luzes ligadas de volta após o pior apagão desde março derrubar a energia em metade do país no dia anterior, embora o serviço continuasse indisponível em outros Estados e cidades.

A elétrica estatal Corpoelec, em um comunicado mais cedo nesta terça-feira, disse que os Estados estavam recobrando o serviço e a energia havia voltado totalmente a Caracas. O apagão de terça-feira deixou mais da metade dos 23 Estados venezuelanos no escuro.

Testemunhas da Reuters nos Estados centrais de Carabobo e Arágua, junto de Lara, no oeste, disseram que ainda não havia energia, impedindo que moradores tivessem acesso a água ou serviços de telefonia.

Em algumas áreas, a escassez de gás de cozinha significava que o único modo de cozinhar era utilizando lenha.

O governo do presidente Nicolás Maduro disse a venezuelanos para não irem ao trabalho ou à escola nesta terça-feira para "ajudar o processo de reconexão".

O ministro da Informação, Jorge Rodríguez, disse que o apagão de segunda-feira foi causado por um "ataque eletromagnético", sem dar evidências, e repetindo alegações similares feitas pelo governo durante apagões mais cedo neste ano.

A oposição, junto com especialistas em energia, por sua vez, notam que a rede elétrica nacional da Venezuela caiu em más condições após anos de investimentos e manutenção inadequadas sob o governo socialista de Maduro.

(Por Vivian Sequera em Caracas, Tibisay Romero emValencia, Maria Ramírez em Puerto Órdaz, Mircely Guanipa emMaracay, Keren Torres em Barquisimeto)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário