MBL Amazonas irá fazer expedição a favor da revitalização da BR-319

Publicado em 26/07/2019 12:19

O presidente Bolsonaro participa do evento do Suframa, em Manaus, por TV Brasil

Fonte: TV Brasil

MANIFESTO BR-319, por MBL Amazonas

Nós, Movimento Brasil Livre, viemos por meio deste manifestar nosso completo e incisivo desejo pela revitalização integral da Rodovia Álvaro Maia, culturalmente conhecida como BR-319. No dia 10 de agosto de 2019 iniciaremos uma expedição partindo da cidade de Humaitá até a capital do estado do Amazonas, Manaus. Caminharemos a pé por toda extensão da BR-319, passando por municípios e vilas, colhendo assinaturas de apoiadores e simpatizantes.  

Inaugurada pelo Presidente da República Ernesto Geisel em 27 de março de 1976, fruto do milagre econômico, no apogeu do regime militar, a BR-319 trazia consigo objetivos absolutamente patrióticos. Integração nacional, desenvolvimento econômico, e segurança nacional das fronteiras, essas eram algumas das missões daquele magnífico projeto.  

Em 1973 já era possível trafegar pela rodovia, houve uma vasta conexão entre as cidades e pequenas vilas, era tranquilamente possível sair de Manaus e chegar a vários municípios do sul do Amazonas, e posteriormente a Rondônia. Era uma opção para o transporte de produtos alimentícios, mercadorias para comércios, e variedades de matérias-primas, mesmo que nossos rios sempre tenham sido importantes neste segmento.  

Existem algumas narrativas para justificar o abandono da rodovia a partir da década de 80, tais como: licenciamento ambiental, crise econômica, falta de novos investimentos em infraestrutura, clima. No entanto, essas justificativas não se sustentam há vários anos. Sabemos da existência da “máfia da navegação”, e que empresários não querem a rodovia, afinal é mais lucrativo monopolizar entrada e saída de toda sorte de mercadorias do estado. Por três décadas houve conchavos políticos e empresariais para que todas as chances de revitalização fossem absolutamente sepultas.    

Correm nas ruas do Amazonas que políticos são camaradas ou sócios de empresas que dominam o setor de transporte marítimo no estado, cabe a Justiça elucidar essa questão. O que nos interessa é a abertura econômica do setor de transporte, criando opções de transportação, liberdade econômica,  um novo modelo econômico para o nosso estado, e acima de tudo a garantia do direito constitucional de ir e vir, fazendo com que a Zona Franca de Manaus deixe de ser palanque de políticos interesseiros e com intenções pouco republicanas.  

Depois de 30 anos ficou clara a intenção protecionista dos políticos do passado para que a BR-319 jamais fosse revitalizada. Defensores do meio ambiente surgem a todo instante para defender uma possível contribuição que a revitalização daria a degradação ambiental nas áreas verdes em volta. Essa linha argumentativa está absolutamente superada, a BR-319 fica entre 5 e 10 metros acima do nível das terras, principalmente por se tratar de terras alagadiças. De um lado temos o Rio Madeira e de outro o Rio Purus.  Estamos falando de centenas de quilômetros de terras inóspitas, impossibilitadas de receber plantações ou criação de animais. Sem contar que ao longo da rodovia existem mais de uma dezena de áreas de preservação ambiental em plena manutenção. 

O estado de Roraima também foi vítima da política protecionista que reinava em governos passados no estado, só agora os Governos do Amazonas e de Roraima sinalizam profundo empenho pela revitalização da BR-319. Uma vez a rodovia estando em pleno funcionamento Roraima seria também profundamente beneficiada economicamente. As articulações políticas com o Governo Federal têm sido efetivas, e pela primeira vez em muitos anos, vemos um Ministro da Infraestrutura que vê o Amazonas e a sua BR-319 positivamente.   

Perdemos as contas de quantas promessas foram feitas. Políticos gritam em defesa, mas absolutamente nada aconteceu. Virou moda usar a BR-319 para se eleger no Amazonas. De quatro em quatro anos surge um paladino da infraestrutura para advogar pela rodovia.  A quem interessa o atraso e o isolamento do Amazonas? 
Amazonas! O maior estado do país, sempre defendido em discursos políticos e eventos internacionais. Lugar onde habita a tão famosa Zona Franca de Manaus, por esta, políticos brigam, batem boca, fazem pactos e guerras. 

Somos banhados por quilômetros e quilômetros de água doce. Nossos olhos tornaram-se verdes em razão da imensa floresta que nos rodeia.  
Nós somos brasileiros! Fato ignorado por muitas pessoas, muitos políticos. Estamos desconectados do nosso país. Há mais de três décadas imploramos para governadores, ministros e presidentes da república. A BR-319 é o sonho que nunca saiu do papel. É por isso que o Movimento Brasil Livre abraçará essa nova empreitada, munidos de coragem e determinação caminharemos sobre as terras douradas do passado, e agora do FUTURO! 
 
Manaus, 17 de Julho de 2019 | Brazil.  
 
Assinam:

Jhony Oliveira de Souza - Lider Estadual MBL                              

Marcelo Cavalcante e Silva - Coordenador MBL Humaitá

Para mais informações, acesse o site do MBL Amazonas

O Globo: Paulo Guedes quer negociar oxigênio da Amazônia

MANAUS - O ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs nesta quinta-feira, em Manaus, que o Brasil estude uma forma de negociar com outros países a propriedade sobre a produção do oxigênio da Amazônia. Ele defendeu a criação de uma Bolsa mundial de oxigênio. Já o presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, declarou que a Região Amazônica é a “mais rica do planeta” e pode ser a “alma econômica” do Brasil.

Leia mais no site O Globo

Na Folha: Ainda sem licença ambiental, Bolsonaro quer pavimentar rodovia que corta Amazônia

Em visita a Manaus, o presidente Jair Bolsonaro prometeu pavimentar a rodovia BR-319, que liga a cidade a Porto Velho. A obra, que não tem licença ambiental aprovada, é considerada uma das maiores ameaças à Amazônia por estudiosos e ambientalistas.

Leia mais no site da Folha

 

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Fonte:
TV Brasil

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