EUA assinam com Brasil acordo para cooperação em projetos de infraestrutura

Publicado em 01/08/2019 14:03

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - Os governos dos Estados Unidos e do Brasil assinaram nesta quinta-feira acordo de cooperação no financiamento de projetos de infraestrutura prioritárias no Brasil.

A assinatura do acordo ocorreu na presença do secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, durante uma conferência internacional sobre infraestrutura que contou com participação de executivos de multinacionais em Brasília.

Ross encorajou investimento de empresas no Brasil e se disse impressionado com a lista de projetos de infraestrutura que vão ser leiloados à iniciativa privada no país nos próximos meses.

"Eu ficaria menos nervoso de investir aqui do que em outros países", disse Ross, depois de comentar sobre a reticência de empresas norte-americanas em investir na América Latina diante de obstáculos que incluem travas burocráticas e alfandegárias e problemas de corrupção.

O acordo foi assinado pela chefe para o hemisfério da OPIC (Corporação de Investimento Privado no Exterior, na sigla em inglês), do governo dos EUA, Kristie Pellecchia. Do lado brasileiro, o documento foi assinado por Veronica Sanchez, secretária de coordenação de obras estratégicas e fomento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A OPIC dispõe de 60 bilhões de dólares em fundos para financiamento de projetos em mercados emergentes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
CNN: Mendonça diz que PF terá carta branca para investigar caso Master
Trigo/Cepea: Preços seguem estáveis; produção deve ser reduzida em 2026
Lagarde diz a colegas que continua focada no seu cargo no comando do BCE
Nikkei sobe com avanço do setor tecnológico e expectativas de gastos de Takaichi