Câmbio da moeda americana se aproxima do patamar de R$ 4

Publicado em 13/08/2019 09:27

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ante o real nesta terça-feira acompanhando o exterior, aonde ainda predomina a cautela ligada à disputa comercial entre Estados Unidos e China e ao resultado das eleições primárias na Argentina, e tendo como pano de fundo eventual anúncio de medidas econômicas no cenário doméstico.

Às 10:15, o dólar avançava 0,51%, a 4,0042 reais na venda.

Na véspera, o dólar fechou em alta de 1,06%, a 3,9837 reais na venda, tendo superado durante o pregão a marca psicológica de 4 reais pela primeira vez desde o fim de maio.

O dólar futuro de maior liquidez avançava por volta de 0,5% neste pregão.

O pregão desta terça-feira iniciou mais uma vez com a cautela dando o tom. De maneira geral, a percepção é de que faltam fatos, no panorama global, que encorajem investidores a abandonarem a busca por proteção, ao mesmo tempo em que surgem novas tensões geopolíticas que continuam justificando tal movimento.

Como pano de fundo para a busca por segurança, a equipe da corretora H.Commcor, em nota a clientes, citou a guerra comercial entre EUA e China, a hesitação do Fed sobre sua trajetória futura de política monetária, sinais cada vez mais claros de uma desaceleração global, protestos em Hong Kong, e a derrota do presidente Mauricio Macri nas eleições primárias na Argentina.

No caso da guerra comercial entre Estados Unidos e China, o que tem afligido investidores é a ausência de notícias e novos desdobramentos enquanto se aproxima o prazo estabelecido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para a aplicação de tarifas adicionais sobre produtos chineses, que devem entrar em vigor em 1º de setembro.

Participantes do mercado também temem que um prolongamento da disputa comercial leve a economia norte-americana a uma recessão.

A situação na Argentina segue no radar de investidores, após resultado das eleições primárias apontar vitória, por uma larga margem, da chapa composta pela ex-presidente Cristina Kirchner, o que levou a vendas generalizadas de ativos argentinos na véspera.

"Apesar da volatilidade de curto prazo... o impacto para a economia brasileira como um todo é bastante limitado, e a nossa visão segue construtiva para o Brasil, esperando aceleração do crescimento adiante e juros baixos por mais tempo do que se imagina", avaliaram economistas da XP Investimentos, em nota.

Internamente, participantes do mercado seguem monitorando desdobramentos ligados à reforma da Previdência na Câmara, além de eventuais avanços ligados a outras medidas econômicas.

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar, a partir desta terça-feira, a medida provisória da Liberdade Econômica, enquanto a comissão para a reforma tributária deve apresentar seu plano de trabalho.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 11 mil contratos de swap cambial tradicional, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento outubro de 2019.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário