Vice-premiê da China conversou com autoridades dos EUA, diz Ministério do Comércio

Publicado em 13/08/2019 19:06

PEQUIM (Reuters) - Autoridades chinesas e norte-americanas conversaram por telefone nesta terça-feira, enquanto o lado chinês expressou formalmente descontentamento com tarifas adicionais sobre produtos chineses cuja aplicação está programada para o próximo mês, informou o Ministério do Comércio da China em comunicado.

O comunicado foi divulgado quase ao mesmo tempo que o Escritório do Representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, disse que os Estados Unidos adiarão a imposição de uma tarifa de 10% sobre alguns dos produtos, incluindo laptops e telefones celulares.

A declaração chinesa não mencionou esse adiamento.

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, conversou com o Lighthizer e com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, informou o comunicado. "Ambos os lados concordam em conversar de novo por telefone dentro de duas semanas", afirmou.

O ministro do Comércio da China, Zhong Shan, e o presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yi Gang, também participaram da conversa por telefone, disse o comunicado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no início deste mês que Washington planejava impor tarifas de 10% sobre 300 bilhões de dólares restantes das importações chinesas, encerrando uma trégua comercial que durou um mês.

(Reportagem de Meg Shen e Se Young Lee)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro