Vendas no varejo brasileiro crescem 4,6% em julho, mostra ICVA

Publicado em 15/08/2019 09:29

 As vendas no varejo brasileiro cresceram 4,6% em julho em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos no país.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve alta de 7,6%.

"O efeito calendário foi crucial para o crescimento das vendas em julho deste ano na comparação com julho do ano passado. Não fosse isso, diria que o varejo andou de lado", afirmou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, em nota.

Em julho de 2018, foram realizadas duas partidas da seleção brasileira durante a Copa do Mundo, que empurraram o consumo para baixo naquelas datas. Julho deste ano também contou com uma quarta-feira a mais e um domingo a menos, dia que é fraco para o varejo.

Mariotto acrescentou que um ponto positivo para o consumidor foi a queda dos preços nos últimos dois meses, o que contribuiu para uma leve aceleração das vendas. "Os lojistas, no entanto, não puderam comemorar porque a queda dos preços causou diminuição de receita."

Descontada a inflação, todos os blocos que compõem o ICVA apresentaram crescimento em julho quando comparados com julho do ano passado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro