Secretário do Tesouro defende reforma previdenciária para Estados, condena taxação de exportações

Publicado em 16/08/2019 13:48

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, reforçou nesta sexta-feira a importância de Estados e municípios também promoverem reformas em seus sistemas previdenciários, ressaltando que a medida é essencial para garantir o ajuste fiscal e evitar aumento de impostos, inclusive federais.

Ele frisou que, sem um ajuste, "mais cedo ou mais tarde" os Estados terão de recorrer à União para fechar suas contas.

"Se a gente olhar a história dos últimos 40 anos, sempre que os Estados em conjunto batem na porta do governo federal o governo não têm o poder político de dizer não", afirmou o secretário em entrevista à Globonews nesta manhã.

"Então a reforma da Previdência tem que ser feita não apenas para o governo federal, mas para Estados e municípios."

Questionado sobre reivindicações que têm sido feitas pelos Estados por mais receitas, no âmbito do debate sobre um pacto federativo, Mansueto disse que considera "legítima" a discussão de uma revisão das regras de distribuição de receitas como as da cessão onerosa e dos royalties de petróleo. Mas o secretário criticou reivindicações dos Estados para a retomada da tributação de exportações.

"Como um país que quer tributar mais as exportações planeja vender mais?", questionou, salientando que a medida estaria em desacordo com os princípios da reforma tributária que o governo quer promover.

Para o secretário, não há mais que se falar em compensação a União aos Estados pelo fim da tributação das exportações, uma vez que o aumento das importações, que são tributadas, tem garantido aumento de receitas para os governadores.

"A não tributação de exportações trouxe ganhos para todos", afirmou.

(Por Isabel Versiani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário